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Solicitação de Emissão/Renovação Certificados Digitais (Tokens)
O Certificado Digital é como uma espécie de “assinatura digital”, com validade física ou jurídica, que garante a autenticidade e a integridade de documentos eletrônicos.
1. QUEM DEVE SOLICITAR O CERTIFICADO DIGITAL?
• Diretores Gerais das Unidades Prisionais e Socioeducativas de MG e respectivos substitutos;
• Analistas Técnicos Jurídicos (ATJ);
• Secretário de Estado, Secretário Adjunto, Chefes de Gabinete e Assessores das pastas da SEJUSP;
• Subsecretários, Superintendentes e Diretores das pastas da SEJUSP;
2. ONDE POSSO OBTER SUPORTE TÉCNICO (SEJUSP)?
Caso tenha problemas técnicos você pode solicitar ajuda abrindo um chamado à Diretoria de Suporte no SGTI usando o formulário “Suporte Técnico para Instalação de Token”.
3. INFORMAÇÕES ADICIONAIS
• Validade dos certificados: 3 anos a partir da emissão. Solicitar renovação próximo ao prazo de expiração.
• Devolução dos aparelhos: O Token é pessoal e intransferível. Em caso de não utilização, deve ser devolvido.
• Exemplo: Se um Diretor Geral for transferido para outra unidade, o Token deve acompanhá-lo, pois é vinculado aos seus dados pessoais, não à unidade de lotação.
• Responsabilidade: O zelo pelo aparelho e senha do Token é responsabilidade exclusiva do titular, bem como a vigência do certificado.
• Em caso de esclarecimentos adicionais, entre em contato via SEI SEJUSP/DSM-CONTRATOS ou pelo email dsm@seguranca.mg.gov.br
- Nome completo do titular;
- MASP;
- CPF;
- Data de Nascimento;
- E-mail do titular;
- Nomeação do titular;
- Cargo do titular;
- Possui aparelho? (Token);
Deverá ser aberto um chamado via Portal STIC, utilizando o formulário: "Solicitação de Emissão/Renovação Certificados Digitais (Tokens)"
• Indicar se o pedido é de emissão ou renovação
Observação: Informar os dados do titular do certificado no chamado, mesmo que a abertura seja realizada por terceiros.
Para renovação 30 dias antes do vencimento.
PASSO 1: Solicitação do pedido junto à DSM
• Abrir um chamado no SGTI (https://sgti.seguranca.mg.gov.br) usando o formulário “Solicitação de Emissão/Renovação Certificados Digitais (Tokens)”.
• Indicar se o pedido é de emissão ou renovação.
• Observação: Informar os dados do titular do certificado no chamado, mesmo que a abertura seja realizada por terceiros.
PASSO 2: Realização da validação
Após análise da Diretoria de Sistemas, a GLOBALSEC entrará em contato via e-mail, ligação ou WhatsApp (DDD 051) com o voucher e instruções:
• Emissão: Validação pode ser presencial ou por videoconferência.
• Renovação: Validação obrigatoriamente por videoconferência.
O envio do Token(aparelho), será realizado via correios nos casos de Unidades Prisionais e Socioeducativas.
Para servidores lotados na Cidade Administrativa a retirada do aparelho será feita na Diretoria de Sistemas - 5º andar - prédio minas, junto a servidora: Ana Carolina Mufold (ana.castro@seguranca.mg.gov.br).
PASSO 3: Download do certificado digital
Após a validação, a GLOBALSEC enviará o certificado digital por e-mail. O titular deve importar o certificado para o Token conectado à máquina.
• Atenção: O Token enviado pelos correios ou retirado na Diretoria estará vazio e requer a importação do certificado recebido por e-mail.
O procedimento só estará finalizado e o certificado só estará válido quando o mesmo for importado para o aparelho Token.
A Lei nº 14.063, de 23 de Setembro de 2020, dispõe sobre as regras para uso das assinaturas eletrônicas nas interações entre pessoas e instituições privadas com os entes públicos e entre os próprios órgãos e entidades públicas.